Existem inúmeras terapias que ajudam a aliviar os incómodos ou problemas que uma gravidez possa acarretar.Entre as inúmeras terapias existentes, o Reiki é uma maneira prazerosa e saudável para a futura mamãe descobrir o silêncio da paz interior, da consciência do vínculo psíquico e emocional que existe entre mãe e bebê desde o início da gravidez. A prática não possui nenhum tipo de contra-indicação, pelo contrário, ela é muito favorável para a gestante e o bebê. Diminui os enjôos, os edemas dos membros inferiores por que melhoram a drenagem linfática, as dores lombares por que relaxa a musculatura, regula o peso e diminuem a ansiedade, insônia, e o medo do parto. A gestante pode tanto aplicar como receber Reiki durante todo período da gestação, quando um reikiano está transmitindo Reiki, ele automaticamente recebe os benefícios da energia. Assim, quanto mais a gestante doar ou receber, melhor será para o bem estar dela e da criança.
Após dar a luz, o Reiki auxilia no reestabelecimento da recêm-mãe, fortalecendo o sistema imunológico e, em caso de depressão pós-parto melhora o seu estado emocional. Também é indicado para o relaxamento corporal, reduzindo a ansiedade e o estresse.
O bebê também pode usufruir dos benefícios da energia Reiki já no ventre materno, nutrindo-o, protegendo-o e, sobre tudo, permitindo uma comunicação fluída e constante com a mãe. Graças a sua inocência, os bebês estão livres de prejuízos que tanto atormentam a maioria dos adultos. Deste modo, a energia Reiki flui até eles sem impedimentos. O Reiki está inserido no contexto das práticas terapêuticas alternativas, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde.